As crônicas de Gelo e Fogo - A Guerra dos Tronos: ou você ganha, ou você morre

Por Marcelo Ramos

Fonte: Amazon


As Crônicas de Gelo e Fogo é uma saga escrita por George R. R. Martin, com cinco livros lançados até o momento, e mais dois ainda por serem terminados. Seu primeiro livro, A Guerra dos Tronos, foi lançado em 1996, e atraiu olhares dos amantes de fantasia épica, além de trazer críticas muito boas para a história, e influenciar a criação da série Game Of Thrones, da HBO. E não, não é sobre ela que quero falar.

A saga vai muito além do rótulo de ser "a saga que influenciou a série de TV Game Of Thrones". Isso porque os livros funcionam muito bem, se lidos sem a influência não necessariamente negativa da série. Inclusive, a partir de certo ponto, a série e o livro passam a ser quase produtos independentes, de modo que é injusto resumir os livros à sua série, e vice-versa. 

A Guerra dos Tronos narra a história de lordes e ladies de Westeros e dos continentes de Martin, suas intrigas políticas, guerras, amores, seus erros e tramas, enfim, sua vida. Tudo isso pontilhado de elementos misteriosos e místicos. E basicamente, esse é o enredo de boa parte dos livros de fantasia épica. Afinal, o que torna A Guerra dos Tronos diferente? E, provavelmente, a resposta varia para cada leitor, mas é inegável que dois elementos ditam boa parte da qualidade da obra: os personagens e as tramas políticas. 

Os personagens são inúmeros, e aumentam cada vez mais. A maioria possui um carisma muito grande, apesar de terem seus altos e baixos. São eles quem nos guiam, sendo ponto de vista dos capítulos. Alguns recebem, sim, mais destaque que mereciam, mas, no primeiro livro, isso não acontece. Tudo está exatamente onde deveria estar, e conforme a história avança, vamos nos afundando em intrigas e percebendo que são os personagens o elemento central da trama. E quanto mais nos afundamos, mais nos pegamos interessados em seus desdobramentos. Nesse quesito, Martin é realmente um ótimo autor. 

Outro ponto é a política da saga. Mais que um livro de batalhas épicas e seres místicos, grandes heróis e jornadas em busca de algo perdido, A Guerra dos Tronos é um livro político. É um livro sobre brigas políticas e conspirações, sobre o poder e aqueles que o desejam. Sobre como um simples fato pode desencadear uma sucessão de acontecimentos em todo um reino, e tudo isso é magnífico, torna a leitura mais real, mais crua, e mais intensa. 

Não é um livro perfeito, claro. Apresenta falhas relacionadas a certos núcleos, certos temas são pouco explorados e deviam ser mais, outros são explorados em demasia. Apesar disso, é um livro que vale a leitura, uma ótima porta de entrada para uma saga que vai render, provavelmente, com seus calhamaços, meses de bons conflitos.

Comentários

Postagens mais visitadas