Incendies e os terrores da guerra

Por Marcelo Ramos

Fonte:  Imagem retirada de IMDb

Incendies (2010) é um filme do diretor canadense Denis Villeneuve, mais conhecido por seus trabalhos em A Chegada e Blade Runner: 2049. Estrelado pelos atores Lubna Azabal, Maxim Gaudette e Mélissa Désormeaux-Poulin. A obra alavancou a carreira de Denis, sendo um grande sucesso de crítica. 

Incendies não é um filme fácil. Isso porque é um filme cru, difícil de ser assistido, com diversos momentos de partir o coração, jogar o espectador no chão e quebrar alguns de seus dentes. E isso é um dos motivos que o torna maravilhoso. A obra de Villeneuve trata da história de dois irmãos que, após a morte da mãe, recebem, por testamento, a tarefa de procurar o pai que achavam estar morto e o irmão, o qual não sabia que existiam. Tal jornada, que já seria traumática para qualquer um, se prova ainda mais perturbadora quando os irmãos se aprofundam na história da mãe.

É difícil não se sentir incomodado durante o filme, em especial nas cenas de flashback, que possuem a mãe dos irmãos, Nawan, com protagonistas. Tais cenas nos levam para o interior da guerra em que que Nawan luta para sobreviver. A forma como o diretor nos guia por assuntos tão assustadores é brutal. Não são questões de violência explícita, gráfica, exageradamente sangrenta. O que leva à brutalidade é a forma real como a dor que o conflito trouxe é representada.  É cru. É assustador. E é real. Acima de tudo é real.

Ao final das 2 horas de duração do filme, eu, particularmente, fiquei pasmo. Já fazem alguns dias, e ainda não parei de pensar no final da obra. Me fez sentir raiva, dor, tristeza, e tudo ao mesmo tempo, algo que um filme não fazia a algum tempo. É incrível como Denis Villeneuve consegue nos guiar por caminhos estreitos, nos levando para um final de explodir cabeças, ou melhor, de quebrar corações, em um dos plot-twists mais incríveis (de novo incrível, é um bom adjetivo) do cinema.

Por fim, vale destacar que além de tudo isso, Incendies é um filme lindo, com planos longos e muito bem montados. Não consigo pensar em algum defeito extremamente incomodante do filme, e juro que tentei muito.

Incendies é, com toda certeza, um dos maiores filmes de Denis Villeneuve, além de ser uma obra obrigatória para quem quer se aprofundar na cinegrafia do diretor. Triste, perturbador e maravilhoso, o filme vai mudar sua visão de cinema e, quem sabe, do mundo.


Comentários

Postagens mais visitadas