As Crônicas de Gelo e Fogo - A Fúria dos Reis: Westeros sangra

Por Marcelo Ramos

Fonte: Amazon

As Crônicas de Gelo e Fogo - A fúria dos reis é o segundo livro da saga de G. R. R. Martin, lançado em 1998, no Reino Unido e em 1999 nos EUA, mas só chegou no Brasil em 2011. Extremamente elogiado e um sucesso de críticas, e expandindo tudo que o primeiro livro apresentava.

Maior. Acho que esse é o adjetivo certo para se descrever A Fúria dos Reis. Em todos os sentidos: geograficamente, em número de personagens, em número de reis, em número de pontos de vista, em surpresas, em capítulos (são 70, ao todo), em páginas (quase 700 páginas na versão brasileira), nas tramas, em tudo. Se o primeiro livro era um essencialmente focado em tramas políticas, o segundo é ainda mais. A grande maioria dos capítulos é baseada em diálogos e descrições, apenas vagamente pontilhadas por batalhas. E não pense que isso é chato ou maçante, pois Martin consegue nos guiar de uma forma muito fluida, natural, atraente. É um romance ao nível de grandes escritores. 

Mas nem só de políticas vive o fã de As Crônicas de Gelo e Fogo. Há sempre aquele toque fantástico que tanto gostamos, com dragões, magos, criaturas sombrias, lendas. É um mundo rico, e temos a sensação de que é real, de que estamos vivendo lá durante a leitura. A imersão que o autor nos passa é perfeita, de modo que é fácil se perder nas páginas por horas e horas. É claro, os elementos fantásticos podem perigosamente destoar da atmosfera do livro, mas são raros os momentos em que isso ocorre. Normalmente, são tão bem dispostos que a quebra do realismo nem é notada, e até nos ajuda a levar a leitura com mais ânimo. 

Os personagens com ponto de vista são extremamente cativantes. Temos alguns novos, inclusive que nunca haviam aparecido na série, e são adições muito boas. Toda a expansão que vem junto com os personagens também é bem interessante, com destaque para os núcleos das Ilhas de Ferro, de Stannis e de Porto Real. É instigante ver as interações entre estes novos núcleos e os já existentes, tudo trabalhando em comunhão para uma expansão  que ainda está sendo construída.

Em suma, o segundo livro repete e melhora tudo que já foi apresentado no primeiro livro, dando fôlego para uma saga enorme, e que vai crescer ainda mais. É ler para crer. 

Comentários

Postagens mais visitadas