As Crônicas de Nárnia: Próximo destino de viagem!

Por Marcelo Ramos

Fonte: Amazon

As Crônicas de Nárnia são uma série de contos escritos por C. S. Lewis, de 1950 a 1956. Ao todo, são 7 contos que se passam no universo imaginário de Nárnia ("imaginário"). O livro analisado aqui é o seu Volume Único, lançado no Brasil pela Martins Fontes. 

As crônicas em si são, em ordem de lançamento: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa; Príncipe Caspian; A Viagem do Peregrino da Alvorada; A Cadeira de Prata; O Cavalo e seu Menino; O Sobrinho do Mago; e A Última Batalha, que encerra a saga, cronologicamente. Destes, os três primeiros receberam adaptação cinematográfica, e são todos, exceto O Cavalo e seu Menino, são protagonizados por crianças de nosso mundo. 

Nárnia é um mundo fantástico. Cheio de mágica, animais falantes, criaturas mitológicas, guerras, enfim, tudo que uma aventura épica tem direito. Todos os livros tratam de temas importantes, como a infância, família, imaginação, e são realmente lindos, nostálgicos e agradam pessoas de todas as idades. É claro, alguns pecam por um motivo ou outro, como personagens pouco interessantes, ritmo lento, uma narrativa meio demorada. Mas a grande maioria é excepcional, mágica e reconfortante. 

É possível achar diversas alegorias para a obra, principalmente com o cristianismo, e isso dá um tom mais profundo e adulto aos contos. Mas eu recomendo firmemente que sua primeira leitura da obra não seja focada nos aspectos secundários, pois é uma experiência mais proveitosa ler com um olhar mais inocente. 

A obra, é claro, não é perfeita, e peca em muitos quesitos, com passagens que acabam por ser racistas ou sexistas, e isso não é justificável. Cabe ao leitor decidir de se vai prosseguir com a leitura, apesar de tais passagens, e considerar as partes boas da obra. 

Ademais, é inegável que As Crônicas de Nárnia são clássicos da literatura, obras realmente belas e que possuem muito a nos oferecer. 

Comentários

Postagens mais visitadas