5 Filmes para confortar a alma em dias difíceis

Por Marcelo Ramos

Todos passamos por dias difíceis. Dias em que bate o desânimo, a tristeza e a vontade de apenas ficar deitado comendo algum chocolate e assistindo um filme que acaricie nossa alma. E, para ajudar, aqui estão cinco filmes que nos deixam com a alma leve:

Paris, Texas

Fonte: Pinterest

Paris, Texas é um filme de 1984, dirigido por por Wim Wenders. O filme nos mostra a história de um pai ausente, em busca de juntar sua família, novamente. Falando assim, parece mais algo triste, mas pelo contrário: o filme é maravilhosamente inocente nas dinâmicas entre pai e filho, com atores tão bons que nos sustentam por duas horas de diálogos ricos, emocionantes e que nos vão deixando com o coração cada vez mais quente. 

Bagdad Cafe

Fonte: El Periódico

Lançado em 1987, Bagdad Cafe, do diretor Percy Adlon, é um filme pouco conhecido e ainda menos convencional, porém vale a experiência. O filme conta sobre uma turista alemã que acaba se perdendo nos desertos próximos à Las Vegas, e vai para no hotel e café Bagdad Cafe, e a partir daí, muda toda a rotina de seus moradores. O filme é reconfortante por conta da amizade que vemos surgir entre personagens improváveis, e o final é algo que você dificilmente iria imaginar. Vale ver por si só. 

Ilha dos Cachorros

Fonte: Pinterest

Wes Anderson é um dos meus diretores favoritos por conta de sua maneira de contar histórias, de uma forma inocente, quase infantil, peculiar, simétrico, único, incrível, e me faltam elogios. Lançado em 2018, Ilha dos Cachorros é um dos maiores projetos do diretor, e, para mim, o melhor. A história é simples: um garoto vai em busca de seu cachorro na ilha onde os animais foram exilados pelo governo. A animação em stop-motion e as particularidades do diretor tornam o filme uma experiência divertida e cativante, linda, emocionante e fácil de se identificar. É uma obra de arte maravilhosa.

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

Fonte: Film Daily

Sabe aquela sensação que temos quando somos crianças e visitamos um local onde nos sentimos seguros? Como, por exemplo, a casa de nossos avós, a rua de nossa casa etc; lugares em que sentimos que estamos protegidos e isso nos faz sentir confortáveis. Foi essa a sensação que tive ao assistir O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, do diretor Jean-Pierre Jeunet, lançado em 2001. É, provavelmente, um sentimento meio exagerado de minha parte, mas fato é que Amélie é um filme maravilhoso. Você não se cansa de assistir, seja lá quantas vezes forem. É incrível.

Kubo e as cordas mágicas


A segunda animação da lista é um filme lançado em 2016 e dirigido por Travis Knight. E quem tem ouvidos para ouvir, que ouça, pois a história desse filme vale a pena ser ouvida. Kubo é a história de um garoto que precisa ir atrás de certos segredos de sua família para enfrentar seu avô. É uma jornada mágica, sobre família, amor, perdão e aceitação que te faz ficar com um sorrisinho bobo durante a maior parte do filme, o que por si só já vale a pena.

E, claro, faltaram muitos e muitos filmes. Deixo a menção honrosa para Pequena Miss Sunshine (que eu não coloquei por estar na minha watchlist, mas que é um dos filmes mais fofos já feitos, de acordo com amigos), Moonrise Kingdom, Divertidamente, e muitos outros. É claro, sempre poderá haver uma segunda parte, se a necessidade chamar. Afinal, são tempos realmente difíceis.

Comentários

Postagens mais visitadas