Fôlego: cafuné em seus ouvidos
Fonte: Twitter |
Fôlego é um EP da banda brasileira Scalene, lançado em 2020, uma grata surpresa para os fãs da banda. Possuindo 5 músicas, o EP foi inteiramente gravado na quarentena, inclusive o processo de autoria das músicas.
Seguindo a linha do álbum mais recente da banda, Respiro, Fôlego adota um estilo de música mais diversificado, usando elementos tipicamente brasileiros: pagode, bossa nova, MPB. Deixando de lado o rock pesado e crítico dos últimos álbuns da banda, temos um verdadeiro respiro (desculpem), não só para os fãs, mas da banda. Depois de tanto trabalho intenso, Respiro foi uma pausa da banda, um momento necessário para recuperar as energias. E Fôlego é uma continuação do álbum.
Mais do que uma continuação, é uma despedida da era Respiro. E temos, como em toda despedida, um sentimento presente de nostalgia. Foi difícil se adaptar à nova fase, mas agora é difícil vê-la ir. Todo sentimento que a banda nos passa durante cada canção do EP é reconfortante, como estar em casa, e isso por si só é algo difícil de ser encontrado. Mas o que mais me deixou maravilhado com a obra da banda foi como conseguiram encaixar tais sentimentos no momento em que vivemos.
Como foi dito, Fôlego foi todo feito durante a pandemia da COVID-19 e sua subsequente quarentena, junto com toda a saudade, ansiedade, estresse e afins que vieram com ela. Fôlego nos lembra que esse momento irá passar, é só questão de tempo. Também nos dá esperança em planos futuros, como abraçar aquela pessoa que você não abraça há tempos, dar aquele passeio, realizar aquele sonho interrompido. Mas, como todo álbum do Scalene, não falta aquele cutucão na ferida, aquela crítica social bem-feita. No EP, esta vem através da maravilhosa música Espelho, que trata de temas como o racismo estrutural que permeia nossa sociedade.
Também vale destacar o clipe de cada música. Simples, porém cheios de significados, simbologias e lindos visualmente, eles nos ajudam a entender o que a banda quer nos dizer. É reconfortante, e ainda assim, profundo o estilo de cada um. Verdadeiras obras de arte.
Juntamente com Respiro, Fôlego nos entrega um Scalene diferente, mas igual em seu cerne. É uma renovação necessária, uma amostra do que a banda tem para oferecer. E acima de tudo, uma tomada de fôlego antes de mergulharmos de novo no rock pesado e crítico que tanto amamos.
Comentários
Postar um comentário