As Crônicas de Gelo e Fogo - A Dança dos Dragões: o início do fim

Por Marcelo Ramos

Fonte: Wiki Gelo e Fogo

O quinto volume de As Crônicas de Gelo e Fogo, A Dança dos Dragões foi publicado, originalmente, em 2011, por George R. R. Martin. No Brasil, o livro chegou em 2012, lançado pela editora LeYa, com 871 páginas, e 73 capítulos, um verdadeiro calhamaço. Seguindo a estrutura dos livros anteriores, A Dança dos Dragões é dividida em POVs, focados em personagens diversos. 

O enredo, dessa vez, tem o papel de completar certas lacunas que o livro anterior deixou, por conta da divisão da trama em territórios (O Festim acompanhava tramas que aconteciam no Sul de Westeros, nas Ilhas de Ferro e em Bravos, enquanto A Dança acompanha tramas do Norte e do outro lado do Mar Estreito, em Essos, até certo ponto) e dar continuidade aos acontecimentos, como dois afluentes que se unem e correm como um só rio muito, muito grande. Assim sendo, temos a volta de personagens que não haviam aparecido no livro anterior, como Tyrion, Daenerys e Jon, entre outos. 

Apesar de a grande maioria dos personagens serem cativantes e importantes, temos a adição de novas tramas e novos POVs que podem desagradar certos leitores, por parecerem desnecessariamente grandes, arrastadas e, bem, desnecessárias. Porém, isso não chega a desagradar totalmente a experiência da leitura, sendo ainda uma trama extremamente cativante, que nos prende do início ao fim. As tramas políticas, sempre a parte mais forte dos livros, continuam excelentes, muito bem construídas, com plot-twists que funcionam muito bem, e não ficam forçados, servindo à história mais do que a qualquer outra coisa. 

A Dança dos Dragões inicia a caminhada em direção ao final da saga, que se encerrará no sétimo livro, ainda sem previsão de lançamento. Ao acabarmos o livro, a sensação é de que as peças estão todas posicionadas e prontas para jogar, mas ainda há um longo caminho pela frente, visto que o sexto livro ainda nem foi finalizado. Resta apenas esperar que Martin saiba o que está fazendo, e consiga finalizar a saga de forma satisfatória (amém).

Comentários

Postagens mais visitadas