Músicas que mudaram minha vida!
Ah, a música! Uma das maiores expressões artísticas que o ser humano já desenvolveu, a música canta sentimentos, mostra que o ser humano consegue chegar a lugares nunca antes esperados e muda vidas. É difícil listar, em um número meio limitado, músicas que mudaram minha vida, mas abaixo há uma tentativa sincera:
Sim, começamos com Bon Jovi. Eles podem não ser o exemplo de melhor banda do rock, e tudo bem. Ainda são maravilhosos. A questão é que Living On a Prayer, da banda, veio para mudar completamente minha visão de mundo (com 12 anos, mas veio). Em especial essa música foi a primeira rock (?) que eu gostei verdadeiramente, e foi minha porta de entrada para o gosto musical que tenho hoje.
Essa é quase um clichê, mas eu sou uma pessoa de clichês. Queen é uma das maiores bandas de todos os tempos, e é inegável dizer que Bohemian Rhapsody é uma das maiores músicas das últimas décadas. É uma grande obra de arte, uma experiência musical completa, e me mostrou tudo que a música pode fazer com as pessoas.
Se Queen é uma das maiores bandas de todos os tempos, David Bowie é um dos maiores artistas de todos os tempos. Bowie possui várias das minhas músicas favoritas de todas, mas destaco Life On Mars? pois é uma obra-prima. Representando toda uma geração e seus conflitos, a música possui uma letra genial, e é um ícone da cultura pop do mundo como um todo. Além de, é claro, ter os melhores covers.
Lorde é uma das minhas cantoras favoritas da vida. Seu talento vocal trouxe elogio até do já citado Bowie, e possui algumas das melhores faixas da última década. Aqui, escolhi Buzzcut Season, por ser uma música que veio a mim em um momento bem complicado. Lembro de ouvir ela em alguns dos dias mais difíceis da minha vida, e era um dos meus grandes alívios, por isso, ficou marcada em mim com uma força tremenda.
Artic Monkeys é, no mínimo, tão clichê quanto Bohemian Rhapsody, mas há um bom motivo para estarem aqui: memórias. Em especial essa música, a qual guarda memórias de dias inesquecíveis (entendedores entenderão). É uma maravilhosa mistura nostálgica de rock e hinos de baile, com aquele toque meio depressivo da banda. E é excelente.
5- Saudade
Supercombo é uma banda já bem consagrada no Brasil, e entrou na minha vida apenas no ano passado. A banda em si é uma das mais importantes para mim, e possui algumas das minhas músicas favoritas, então escolhi a primeira de todas que ouvi: Saudade. Saudade é bem antiga, mas possui uma grande letra, uma grande melodia e traz uma grande tristeza. O que foi muito bom, dada a época que vivia quando conheci a banda. Supercombo me ajudou, mesmo que indiretamente, diversas vezes.
4- Phi
Se eu tivesse que escolher minha música favorita do momento, a escolhida seria Phi. Scalene é uma banda genial. Em tudo que faz. Conseguem trazer músicas reflexivas, com uma pegada de crítica social, mas Phi consegue ir além, nos dando uma reflexão sobre a própria natureza do homem. É uma música para se escutar repetidamente e refletir sobre tudo que ela nos diz. É maravilhoso.
O que dizer de Elis Regina? Ela é uma lenda. Um ícone da arte brasileira e de tudo que nosso país é. É difícil escolher uma música dela para colocar aqui, mas resolvi optar pela primeira que escutei: Como nossos pais é uma das maiores da cantora, com uma letra forte, representando os sentimentos da época e os atuais, sentimentos de luta, de medo, de juventude. Elis nos manda para uma reflexão maravilhosa em cada um de seus trechos, o que é único.
Tim Maia foi um gênio. Independentemente da época, Tim Maia vai ser um gênio. Suas músicas fizeram e ainda fazem um sucesso absurdo, e, para mim, sua fase Racional é uma das melhores de toda a carreira, apesar de tudo. Desta, cabe citar minha favoritas de todas: O Supermundo Racional. Com um toque de soul e blues, além de um vocal poderoso, a música é um deleite. Conhecendo a história por traz dela, fica ainda mais emocionante ouvir esse hino do grande Tim.
1- Rie Chinito e Mi Revolución
Aqui, eu trapaceio levemente, mas por um bom bom motivo. Ambas as músicas têm um significado muito profundo significado para mim: representam esperança. Ouvi-las me mostra que o mundo está aí para lutarmos e enfrentarmos o que vier. Ilustram a beleza de tudo que vivemos, a beleza em lutar por sua felicidade. São lindas e, para mim, foram uma inspiração. Perfeitas, perfeitas e perfeitas.
Ps: Boa parte das músicas que mudaram minha vida ficaram de fora, mas procurei ser o mais objetivo possível, e isso exigiu MUITOS sacrifícios.
Comentários
Postar um comentário