Músicas que mudaram minha vida!

Por Marcelo Ramos

Ah, a música! Uma das maiores expressões artísticas que o ser humano já desenvolveu, a música canta sentimentos, mostra que o ser humano consegue chegar a lugares nunca antes esperados e muda vidas. É difícil listar, em um número meio limitado, músicas que mudaram minha vida, mas abaixo há uma tentativa sincera: 

10- Living on a Prayer

Sim, começamos com Bon Jovi. Eles podem não ser o exemplo de melhor banda do rock, e tudo bem. Ainda são maravilhosos. A questão é que Living On a Prayer, da banda, veio para mudar completamente minha visão de mundo (com 12 anos, mas veio). Em especial essa música foi a primeira rock (?) que eu gostei verdadeiramente, e foi minha porta de entrada para o gosto musical que tenho hoje.

9- Bohemian Rhapsody 

Essa é quase um clichê, mas eu sou uma pessoa de clichês. Queen é uma das maiores bandas de todos os tempos, e é inegável dizer que Bohemian Rhapsody é uma das maiores músicas das últimas décadas. É uma grande obra de arte, uma experiência musical completa, e me mostrou tudo que a música pode fazer com as pessoas. 

8- Life On  Mars?

Se Queen é uma das maiores bandas de todos os tempos, David Bowie é um dos maiores artistas de todos os tempos. Bowie possui várias das minhas músicas favoritas de todas, mas destaco Life On Mars? pois é uma obra-prima. Representando toda uma geração e seus conflitos, a música possui uma letra genial, e é um ícone da cultura pop do mundo como um todo. Além de, é claro, ter os melhores covers.

7- Buzzcut Season

Lorde é uma das minhas cantoras favoritas da vida. Seu talento vocal trouxe elogio até do já citado Bowie, e possui algumas das melhores faixas da última década. Aqui, escolhi Buzzcut Season, por ser uma música que veio a mim em um momento bem complicado. Lembro de ouvir ela em alguns dos dias mais difíceis da minha vida, e era um dos meus grandes alívios, por isso, ficou marcada em mim com uma força tremenda. 

6- Nº 1 Party Anthen

Artic Monkeys é, no mínimo, tão clichê quanto Bohemian Rhapsody, mas há um bom motivo para estarem aqui: memórias. Em especial essa música, a qual guarda memórias de dias inesquecíveis (entendedores entenderão). É uma maravilhosa mistura nostálgica de rock e hinos de baile, com aquele toque meio depressivo da banda. E é excelente.

5- Saudade

Supercombo é uma banda já bem consagrada no Brasil, e entrou na minha vida apenas no ano passado. A banda em si é uma das mais importantes para mim, e possui algumas das minhas músicas favoritas, então escolhi a primeira de todas que ouvi: Saudade. Saudade é bem antiga, mas possui uma grande letra, uma grande melodia e traz uma grande tristeza. O que foi muito bom, dada a época que vivia quando conheci a banda. Supercombo me ajudou, mesmo que indiretamente, diversas vezes.

4- Phi

Se eu tivesse que escolher minha música favorita do momento, a escolhida seria Phi. Scalene é uma banda genial. Em tudo que faz. Conseguem trazer músicas reflexivas, com uma pegada de crítica social, mas Phi consegue ir além, nos dando uma reflexão sobre a própria natureza do homem. É uma música para se escutar repetidamente e refletir sobre tudo que ela nos diz. É maravilhoso.

3- Como nossos pais

O que dizer de Elis Regina? Ela é uma lenda. Um ícone da arte brasileira e de tudo que nosso país é. É difícil escolher uma música dela para colocar aqui, mas resolvi optar pela primeira que escutei: Como nossos pais é uma das maiores da cantora, com uma letra forte, representando os sentimentos da época e os atuais, sentimentos de luta, de medo, de juventude. Elis nos manda para uma reflexão maravilhosa em cada um de seus trechos, o que é único. 

2- O Supermundo Racional

Tim Maia foi um gênio. Independentemente da época, Tim Maia vai ser um gênio. Suas músicas fizeram e ainda fazem um sucesso absurdo, e, para mim, sua fase Racional é uma das melhores de toda a carreira, apesar de tudo. Desta, cabe citar minha favoritas de todas: O Supermundo Racional. Com um toque de soul e blues, além de um vocal poderoso, a música é um deleite. Conhecendo a história por traz dela, fica ainda mais emocionante ouvir esse hino do grande Tim.

1- Rie Chinito e Mi Revolución 

Aqui, eu trapaceio levemente, mas por um bom bom motivo. Ambas as músicas têm um significado muito profundo significado para mim: representam esperança. Ouvi-las me mostra que o mundo está aí para lutarmos e enfrentarmos o que vier. Ilustram a beleza de tudo que vivemos, a beleza em lutar por sua felicidade. São lindas e, para mim, foram uma inspiração. Perfeitas, perfeitas e perfeitas.

Ps: Boa parte das músicas que mudaram minha vida ficaram de fora, mas procurei ser o mais objetivo possível, e isso exigiu MUITOS sacrifícios. 

Comentários

Postagens mais visitadas