O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel: Na Terra de Mordor Aonde a Sombra Desceu

Por Marcelo Ramos
Fonte: Amazon
O Senhor dos Anéis - A Sociedade dos Anéis é o primeiro volume, ou primeira parte, de uma das maiores obras da fantasia épica de todos os tempos, se não a maior, lançada por J. R. R. Tolkien em 1954, no Reino Unido e chegou ao Brasil em 1994. O volume é dividido em dois livros, com o primeiro possuindo 12 capítulos e o segundo possuindo 10 capítulos. 

É difícil, e até penoso, resumir o enredo maravilhoso da saga, mas ela nos apresenta, em poucas palavras, uma jornada pela Terra-Média, por personagens pouco prováveis: Hobbits pouco heroicos e aventureiros, lançados em uma aventura que vai decidir o destino de seu mundo. Esta, tem por objetivo de destruir o Um Anel, e livrar o mundo da sombra de Sauron e seu mal. 

A Sociedade do Anel lançou ao mundo um novo patamar para histórias épicas. É muito difícil encontrar um livro de fantasia que não tenha inspirações em Tolkien, pois o autor é um mestre da literatura, sabendo exatamente os rumos a serem tomados, o time perfeito para o clímax, o que cada personagem precisa. É uma experiência única ler um de seus livros, quase como viajar para um lugar incrível e real.

A Terra-Média, palco da jornada é um exemplo perfeito para a criação de mundos. Cada elemento ali tem sua função, sua história, e é possível descobrir lendo mais, entrando dentro do mundo de Tolkien. Temos lendas, línguas, culturas, guerras, mitos, tudo feito para tornar a Terra-Média um local real, palpável, no qual sentimos que podemos ir a qualquer momento (o que não é possível, acreditem, eu tentei). 

Os personagens são tão interessantes quanto a terra onde vivem. Todos são reais, profundos, com uma história, uma motivação. Sabemos que estão ali por um motivo, por uma escolha, e não foram jogados apenas para preencher um papel que poderia ter sido dado a qualquer outro personagem. 

Ao final, a sensação que temos é de que o livro poderia muito bem se passar em uma terra distante, com pessoas reais, e isso é algo difícil de ser encontrado. Vale cada palavra.

Comentários

Postagens mais visitadas