Gris: sobre luto e superação

Fonte: Falange


Gris é um jogo de plataforma, lançado em 2018 para PC, Switch, Xbox One, Android e PS4. O jogo fez um sucesso enorme no ano em que foi lançado, e recebeu diversos prêmios importantes, como melhor jogo indie e melhor direção de arte. Publicado pela Nomada Studio, Gris nos mostra que o videogame é uma plataforma com um potencial artístico infinito. Além de ser um dos melhores jogos da minha vida.

Gris nos leva por uma jornada única: uma jornada sobre dor e recomeço. Gris, nossa protagonista, precisa aprender a lidar com algo que muitos de nós temos medo: a perda de alguém que amamos. E nós a acompanhamos. Não é algo fácil de se fazer, pois lidar com emoções tão confusas e intensas nunca é fácil. Mas é necessário. 

O ser humano tende a evitar a dor, por natureza. Assim, evitamos tanto dores físicas quanto aquelas que nos trazem sofrimento emocional. Mas apesar de todo cuidado, certas dores são inevitáveis, e o luto é uma delas. Todos vamos perder alguém que amamos. Raiva, tristeza, ansiedades, medos, tudo isso faz parte do processo de luto. E Gris precisa passar por elas, precisa aprender a lidar com sua perda mesmo com todas as dores. 

De emoção em emoção, somos levados a enfrentar nosso pior inimigo: nós mesmos. E avançando, percebemos algo extremamente importante: nenhuma dor vem sem deixar uma recompensa de maior ou igual intensidade. A dor é a casca do conhecimento se quebrando. No jogo, Gris percebe isso adquirindo novas habilidades, que a ajudam a seguir em frente, a superar a si mesma. 

E no final, nosso pior inimigo é também nosso maior aliado. Gris descobre que somente ela mesma possui o necessário para superar sua perda. E que era hora de enfrentar seus sentimentos, sua dor. E assim como Gris, temos de nos lembrar de que nada é em vão. Resta-nos seguir em frente. Resta-nos viver por aqueles que perdemos.

Comentários

Postagens mais visitadas