Twin Peaks - Primeira Temporada: Let's Rock

 Por Marcelo Ramos


O sonho de Cooper. Fonte: NYTimes

Twin Peaks é uma das maiores séries de todos os tempos, escrita e dirigida pelo gênio do cinema David Lynch (Mulholland Drive, Inland Empire, Blue Velvet), em parceria com Mark Frost. A série, inicialmente, possuía duas temporadas, lançadas entre 1990 e 1991, dois filmes, Fire Walk With Me e The Missing Peaces, e uma terceira temporada em 2017. 

Com 8 episódios, a primeira temporada de Twin Peaks mudou as séries de TV para sempre. Lynch nos leva para um universo intrigante, real, pesado e ao mesmo tempo simpático, com o qual nos afeiçoamos profundamente. O diretor trouxe para a televisão uma nova forma de se fazer um seriado, trazendo uma estrutura ousada, típica de seus filmes, e com qualidade tal, algo que foi pioneiro na história dos programas de TV.

Twin Peaks conquistou críticos e público, gerando uma legião de fãs. Na época em que foi lançada, o mistério envolvendo a cidadezinha e o assassinato de Laura Palmer tomou conta dos espectadores, e durante a primeira temporada o nível de audiência se manteve nas alturas. E a série merece todos os elogios recebidos.

Quem matou Laura Palmer? Esse é o fio que nos guia durante toda a temporada. Porém não é o único elemento que Lynch usa para nos levar história adentro. Isso porque Twin Peaks não é só sobre o assassinato de Laura, mas sim sobre a própria Twin Peaks. Sobre seus habitantes, seus mistérios, suas excentricidades, e talvez esse seja um dos melhores pontos da série.

Não focar apenas no mistério foi uma escolha arriscada, mas belíssima. Lynch e Frost nos levam em mãos confiáveis por emaranhados de histórias, cada qual se ligando ao fio principal de sua forma, desde o romance entre dois amigos, até uma rede de tráfico com raízes na cidade, assassinatos, conspirações, amores. E nada sem um propósito, agregando algo aos protagonistas e dando um respiro ao espectador.

E os protagonistas são simplesmente maravilhoso. Cativantes, interessantes, motivados por algo que faz sentido. Todos eles nos mostram uma faceta do mistério principal, todos nos dão pontos de vista bons e nenhum (exceto dois, James e Donna, para mim) é maçante em contar sua história. Com eles, Lynch nos mostrou que sabia o que estava fazendo, mesmo nos momentos mais excêntricos (let's rock), e são muitos, e geniais. 

Twin Peaks não é uma série tradicional. Além disso, ela é uma parte representativa da história da TV. É uma história intrigante de conspirões, uma história assustadora de assassinatos, uma história arrepiante de dramas, uma história emocionante de amor. Acima de tudo, é uma história, e histórias devem ser ouvidas, e com essa história, você não vai se arrepender. 










Diane, se algum dia vir aqui, aquela torta de cereja vale a parada...

Comentários

Postagens mais visitadas