As Crônicas de Gelo e Fogo - A Tormenta de Espadas: Perdendo o fôlego a cada página
Por Marcelo Ramos
Fonte: Nível Épico |
O terceiro volume de As Crônicas de Gelo e Fogo, A Tormenta de Espadas, foi lançado em 2000, nos EUA, e somente em 2011 no Brasil. Ainda escrito por G. R. R. Martin, o livro recebeu críticas excelentes, fez um enorme sucesso com o público e encerra um ato na saga.
Não, a saga não acaba nele. Muito pelo contrário, já que é como se ela realmente chegasse onde devia chegar ao final desse livro. É claro que os dois anteriores são maravilhosos, mas esse é especialmente bom. Muito maior que os anteriores, com mais tramas, diálogos rápidos, batalhas épicas, reviravoltas que te deixam sem fôlego, A Tormenta de Espadas é a prova de que Martin é um mestre da escrita, um mestre da literatura épica moderna.
Ainda maior que os dois últimos livros em todas as características possíveis, a obra consegue entregar histórias cruzadas e milimetricamente planejadas, de modo que não haja contradições ou falhas na cronologia, e levando em conta o tamanho do livro (não só em páginas), isso não é uma tarefa fácil. Martin segue com o esquema de múltiplos protagonistas, múltiplos POVs. Dessa vez, temos mais POVs importantes (dos meus dois personagens favoritos, Jaime e Sam) que vão nos mostrando faces ainda não vistas dessa guerra dos tronos.
As trama políticas continuam, melhores do que nunca. Descobrimos conspirações, intrigas, assassinatos, alianças, tudo de forma a nos manter imersos e a tornar a história real. Novamente, vale notar que as tramas políticas são as partes das quais mais gosto, e provavelmente as mais atraentes. Os dragões e mortos-vivos ainda estão lá, é claro. Nesse livro, há um destaque espacial para a mística do mundo da saga.
O autor peca, é claro, por dar destaque para personagens e tramas não tão interessantes quanto as demais, e muitas vezes há uma queda de ritmo meio chatinha, mas nada que vá tirar o brilho dessa narrativa. Você irá rir, chorar, ter medo de casamentos, de banquetes, de festas, de tias, de ir no banheiro, enfim, uma aventura completa!
Comentários
Postar um comentário