Breaking Bad - 1ª Temporada: O estudo da transformação
Por Marcelo RamosFonte: Plano Crítico
Breaking Bad é uma série de TV criada por Vince Gilligan, com 5 temporadas, lançadas entre 2009 e 2013. A primeira temporada recebeu 7 episódios, todos lançados originalmente na emissora americana AMC. No começo, a série teve uma recepção morna pelo público, mas foi aclamada pela crítica, e evoluiu como show, tornando sua quinta temporada uma das mais assistidas da televisão.
A primeira cena da primeira temporada resume muito de tudo que vamos ver: conhecemos o protagonista, Walter White, em fuga no deserto, em um trailer cheio de fumaça e corpos. Sim. Você é jogado nisso sem explicação alguma, e só vai saber do que acontece no final do episódio. E sim, isso funciona de uma forma incrível. Isso porque só nessa cena, Vince Gilligan consegue nos mostrar o cerne da série toda. Existe uma espécie de regra para filmes: os primeiros quinze minutos são alguns dos mais importantes na obra, pois são eles quem vão ser responsáveis por prender quem quer que seja o alvo da obra. Gilligan faz mais ou menos isso com os primeiros quinze minutos de Braking Bad. Conhecemos os dois lados de Walter White, sua vida, seus problemas, seus medos, e tudo isso em poucas cenas.
Walter White, vivido de forma impecável por Bryan Cranston, que está no papel da sua carreira, é um professor de química frustrado, que se vê como o sustento de sua família, formada pela esposa, Skyler, que está grávida, e seu filho, Junior. Walt é um químico genial, que se vê desvalorizado profissionalmente, mas tem um golpe ainda maior quando descobre ter câncer terminal no pulmão, e se vê obrigado a procurar alguma alternativa para conseguir mais dinheiro e manter sua família após sua eventual morte. Walter descobre, então, o perigoso e atraente mundo das drogas, e vê a fabricação de metanfetamína como uma opção que vai salvar sua família.
É claro que a série vai muito além disso. Muito mais que uma história sobre um professor que fabrica drogas, Breaking Bad é um estudo de personagens genial, uma análise dos limites humanos, onde podemos chegar para aplacar nossa ânsia por poder, para ajudar quem amamos. Breaking Bad é sobre a vida, e seus dilemas.
A primeira temporada, em especial, ilustra muito bem a frustração de Walt, e nos ajuda a entender melhor como aquele personagem emblemático caminha em direção a um destino trágico, cercado de pessoas muito mais perigosas que ele imagina. É claro que boa parte dos méritos de tal início primoroso é, também, das atuações, além da de Cranston: destaque para Aaron Paul, que vive Jesse Pinkman e Anna Gunn, como Skyler. Ambos tem papel vital na série toda, e nessa primeira temporada representam partes da vida de Walt que ditam muitas escolhas do protagonista.
Vale, ainda, ressaltar os quesitos técnicos, como a fotografia, a edição e o áudio das cenas, todos elementos que enriquecem muito a história. Breaking Bad é uma obra-prima, considerada uma das maiores séries já feitas, e não deixa a desejar, sendo um prato cheio para os amantes de grandes obras.
Comentários
Postar um comentário