Twin Peaks - Fire Walk With Me: Vivemos em um sonho!
Twin Peaks - Fire Walk With Me, lançado no Brasil como Os Últimos Dias de Laura Palmer, é um filme do diretor David Lynch, lançado como um prequel da série homônima, cujo objetivo era contar sobre a vida de Laura pouco antes de sua morte, além de expandir a narrativa com outros elementos que ajudam a história a crescer em magnitude e escala.
Fire Walk With Me não segue a atmosfera da série, não possuindo os elementos de humor que as duas primeiras temporadas tinham. Pelo contrário, é um filme bem mais obscuro, mais pesado nos temas que trata, um filme que se apoia muito nas atuações para entregar momentos difíceis de se superar, além de alguns momentos bizarros (como estamos acostumados). Como um filme individual, Fire Walk With Me pode não agradar a todos, por conta do enredo um tanto confuso, que simboliza, em partes, a loucura pela qual vamos entrando. Aos fãs da saga, por sua vez, é um prato cheio, com respostas, explicações, cenas de personagens queridos, e ainda mais dúvidas que são lançadas. Percebemos que, cada vez mais, o mistério de Laura não é um acidente isolado em uma cidade pequena, mas sim algo enorme, parte de um todo que representa a maldade de seres que não compreendemos ainda, e é provável que nunca venhamos a entender.
Twin Peaks sempre trilhou um caminho que nos mostrava o mal contra o bem, e nesse filme isso não é diferentes, mas dessa vez, sabemos que o mal irá ganhar. E é desesperador. Laura é, como vamos percebendo, uma personagem muito mais complexa que imaginávamos. Sofrendo durante toda sua vida com visões de seu assassino, abusos agressões, Laura possui cicatrizes profundas, que fizeram com que ela sofresse ainda mais durante sua vida. Nos simpatizamos com ela, não queremos que ela morra, e boa parte disso vem da atuação maravilhosa de Sheryl Lee como nossa protagonista. Ela brilha na tela em todos os momentos, em especial nos momentos finais do filme.
E os momentos finais são os mais difíceis, os que mais nos mostram a dor de Laura, sempre descendo em uma espiral sombria e assustadora que sabemos que irá culminar na morte da garota. É angustiante, assustador e nos deixa em um patamar muito próximo do chão.
Na época, porém, o filme não fez o sucesso esperado, fazendo com que Twin Peaks entrasse em um hiato que só terminou em 2017, com Twin Peaks - O retorno. Porém, Fire Walk With Me é um filme maravilhoso, um verdadeiro presente para os fãs da série e de Lynch.
Comentários
Postar um comentário