O Mundo de Gelo e Fogo: expandindo o universo

Por Marcelo Ramos
Fonte: Amazon

O Mundo de Gelo e Fogo é um livro de 2014, lançado no Brasil em uma edição linda da LeYa, e escrito por George R. R. Martin, em parceria com Linda Antonsson e Elio Garcia Jr., especialistas no mundo que Martin criou. Sem dar seguimento à história, propriamente dita, O Mundo de Gelo e Fogo teve a difícil missão de contar a história de Westeros, além de expandir o universo, nos contando mais sobre os reinos do país e de outros continentes. 

Não é algo nada fácil detalhar, como este livro fez, a história de um mundo tão amplo, com tantos detalhes, tantas tramas que se interligam, se misturam e podem comprometer toda a cronologia da história, se feita de modo errado. É quase que surpreendente quando você acaba o livro pela primeira vez e retoma tudo que leu, e vê que não houve nenhuma incoerência, mesmo com o escopo colossal adotado. É claro, nada disso seria possível sem a ajuda de Linda e Elio, verdadeiros geógrafos de Westeros e Essos, que adicionaram muito à escrita de Martin. 

O livro é escrito como se um meistre estivesse nos narrando uma pesquisa que fez (inclusive, há diversas passagens em que este meistre nos dá informações sobre ele mesmo), o que passa a sensação de estarmos lendo um verdadeiro livro acadêmico, e isso não é tão chato quanto parece (talvez um pouco). Por abordarem temas muito extensos e complicados, é inegável que, lá pela metade do livro, a narrativa comece a ficar meio cansativa, e até difícil de se ler em um só fôlego. É claro, tal profundidade agrega mais que prejudica, mas é um detalhe que cabe ser citado. 

Outro ponto importante são as ilustrações maravilhosas que o livro tem. São de encher os olhos, lidas de uma forma imensa. Confesso que passei alguns minutos olhando as imagens durante a leitura, pois são o elemento mais inacreditável da obra toda. 

Em suma, o livro é um prato cheio para os fãs carentes (falo por experiência própria;-;) de As Crônicas de Gelo e Fogo. Apesar do preço, que pode ser meio salgado, a edição é linda, e vale cada centavo. É uma obra obrigatória para os fãs de Martin.

Comentários

Postagens mais visitadas